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PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PPRA é a sigla do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Criada em 1994 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a iniciativa prevê ações com o objetivo de garantir a saúde do trabalhador a partir da análise e prevenção dos riscos de acidente num ambiente de trabalho.

O que orienta a aplicação do PPRA é a Norma Regulamentadora (NR) 9, que debruça sobre os riscos ambientais, nos quais se enquadram agentes físicos, químicos e biológicos que podem afetar a saúde do trabalhador.

 

Quem aplica o PPRA nas empresas?

A aplicação do PPRA é responsabilidade de todo empregador em cada ambiente da empresa. Mas é importante que o colaborador ajude a implementar o programa de prevenção identificando os riscos a que está sujeito no seu local de trabalho. Essa observância precisa acontecer pelo menos uma vez ao ano.

 

Quem está sujeito a implantar o PPRA?

Todas as empresas que tenham em seu quadro pelo menos um colaborador com vínculo empregatício pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), independente da função que ocupe dentro da empresa e dos riscos a que esteja submetido.

 

Quem elabora e implementa o PPRA?

A implantação do programa é feita por profissionais que tenham habilitação em segurança do trabalho, como técnicos ou engenheiros de segurança.