Endereço
Av. Brasil, 2595 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35020-070

7 estratégias para estimular a paz e a produtividade no ambiente do trabalho

7 estratégias para estimular a paz e a produtividade no ambiente do trabalho

Esse trabalho precisa acontecer ao longo da convivência diária. É relativamente fácil falar de ambiente agradável em meio aos festejos de Natal, por exemplo, quando o clima tende a ficar mais acolhedor naturalmente – é período de 13º salário, feriados, festas, férias, etc. Sem contar a tradicional confraternização da firma.

Mas para preservar o ambiente agradável no restante do ano, há iniciativas simples e pouco dispendiosas que podem influenciar diretamente na relação entre os colegas de trabalho, estimulando um clima acolhedor, saudável e de boas relações entre os colegas. Apresentamos 7 delas. Vale a pena seguir cada uma delas. Confira só:

1 – Reuniões periódicas

Fazer reuniões periódicas permite colocar toda a equipe no mesmo rumo, e ajuda a “vestir a camisa” da empresa, focando nos trabalhos que vão gerar resultados mais positivos.

Mas os encontros precisam ter foco, com pautas pré-definidas e, de preferência, o tempo que será gasto com cada uma. Evite reuniões longas, cansativas, com várias propostas. Quanto mais pontual for o objetivo, mais fácil será a assimilação.

2 – Voz ativa

O “cala a boca que aqui mando eu” é discurso que ficou no passado. Todo mundo deve ter o direito a opinar, fazer críticas e dar sugestões com a finalidade de levar ao progresso da empresa. Ter direito a voz ativa permite que o empregado se sinta parte pensante da empresa, e não apenas um instrumento.

cases incríveis de ações propostas por pessoas da parte de baixo da hierarquia que simplesmente revolucionaram uma marca.

Isso não precisa acontecer somente em reuniões. É válido criar diferentes canais de comunicação através dos quais o colaborador se sinta à vontade e incentivado a sugerir ou pontuar sobre determinada fragilidade.

Mas ressaltando: é importante deixar claro que as críticas não podem ser no sentido pejorativo. Todas devem ser construtivas e não visando à superexposição de uma única pessoa ou grupo. Elaborem, a partir das observações, propostas alternativas em comum para ser adotadas. Se os dois lados cederem, ponto pra empresa!

3 – Ambiente limpo

Pode parecer mero detalhe, mas trabalhar num ambiente limpo, organizado, estimula a produtividade. Diversas experiências revelam que a organização facilita o próprio fluxo do processo criativo. Por isso, vale a pena dedicar alguns instantes a ajeitar o ambiente antes de dar início às tarefas.

Identifique e estimule pessoas que gostam de uma boa organização. Muitas trazem boas experiências de casa sobre organização e asseio.

4 – Pequenos encontros

Organizem encontros periódicos que estimulem a confraternização. À medida do possível, busquem celebrar mensalmente os aniversariantes do mês ou promovam eventos abertos às famílias dos funcionários. Um café coletivo no próprio ambiente já pode aliviar um pouco a tensão natural do dia-a-dia.

5 – Construção de um ambiente

O colaborador se sente mais “em casa” quando ajuda na construção do seu ambiente de trabalho. Ofereça espaços onde ele possa montar, acrescentar ou sugerir a colocação de objetos. Quanto mais sentir que a empresa também é sua, mais vai lutar pelo seu crescimento.

Em casos em que cada trabalhador tem o seu computador e o seu espaço reservado, por exemplo, é válida a ideia de permitir que ele coloque porta-retratos, decorações e outros apetrechos que o deixem mais à vontade. Mas isso pode ser feito também por setores.

6 – Flexibilidade

É importante cultivar a compreensão mútua entre os colegas. A necessidade de se ausentar, de ir ao médico, de acompanhar o filho em algum evento ou de precisar sair mais cedo por algum motivo faz parte da nossa rotina. Se a empresa ou os próprios colegas são inflexíveis com relação a esses problemas, como é possível criar harmonia?

É claro que há casos e casos, e para tudo há limites. Mas um pouco de flexibilidade revela também o grau de sensibilidade da companhia, e isso gera frutos positivos.

7 – Ações sociais

Uma forma inovadora de unir os colaboradores e que tem sido sucesso em muitos empreendimentos é incentivá-los a ser atuantes em projetos de ações sociais. Neste caso, todos se unem em torno de uma causa específica e constroem juntos propostas e ações concretas de transformação fora da empresa.

Há bons exemplos de como isso pode ser feito. Desde a adoção de uma família carente, de uma instituição, até a elaboração de um projeto para o replantio de árvores nativas num determinado espaço. Promova esse tipo de diálogo com os próprios funcionários e deixe-os participar ativamente da decisão do que fazer. Mas atenção: promover uma ação institucional bancada pelos próprios empregados pode ser um tiro no pé. O melhor é pensar em iniciativas que possam ser mantidas pela própria empresa.

Conclusões

As relações estritamente profissionais entre trabalhador e empresa tendem a ser frágeis num médio-longo prazo, pois nenhuma das partes pode estar preparada para um momento de conflito. Toda forma de aproximação com as pessoas ao nosso redor nos permite conhecê-las melhor e levar em consideração o perfil de cada uma, intensificando suas potencialidades no processo de produção.

E na sua empresa, já houve alguma iniciativa parecida com essas citadas? Conte suas experiências pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *