Redes socias

Espirometria

Espirometria

ESPIROMETRIA:

A espirometria é um exame que tem por finalidade medir a função pulmonar, cujo desempenho é capaz de revelar a existência de doenças como asma, bronquite e alergias respiratórias. O procedimento, rápido e indolor, é feito com o uso de um aparelho chamado espirômetro, que possui um bocal por onde o paciente assopra. Por esse motivo, a espirometria também é chamada de teste do sopro ou prova ventilatória.

O sopro no espirômetro detecta a quantidade de ar que o paciente consegue puxar e soltar para inflar e esvaziar os pulmões, e a velocidade em que os dois processos ocorre. O exame é feito por um pneumologista.

Geralmente a espirometria é pedida diante de alguns sintomas como tosse excessiva, dor no peito, falta de ar, respiração ofegante, dentre outros.

Mas há um alerta importante: a espirometria pode não ser indicada em pacientes que sofreram AVC ou infarto nos últimos dois a três meses. Neste caso, o médico deve ser informado.

Espirometria ocupacional

O exame espirométrico revela um cuidado importante com a saúde do trabalhador em seu ambiente laboral, pois o contato com alguns elementos pelas vias aéreas pode comprometer as funções pulmonares. Marcenarias, mineradoras, areais e até mesmo depósitos, por exemplo, podem expor o trabalhador a uma poeira excessiva que prejudique sua capacidade respiratória.

Para o acompanhamento da saúde do trabalhador, é feita uma primeira espirometria no ato do exame admissional, e, após a contratação, o procedimento deve ser repetido pelo menos uma vez por ano.