Redes socias

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

ECG (ELETROCARDIOGRAMA):

O eletrocardiograma está na lista dos chamados exames complementares de diagnóstico. Sua finalidade é observar as ondas elétricas decorrentes das contrações do coração, cuja variação pode diagnosticar eventuais problemas, como hipertensão, isquemia e arritmia cardíacas, dentre outras.

Para investigar essas ondas elétricas, o examinador cola alguns eletrodos no tórax do paciente. Uma dúvida que costuma acometer os pacientes é quanto à utilidade do gel aplicado sob cada eletrodo. Ele serve para facilitar a condução de eletricidade e assim tornar mais eficaz o resultado do exame.

O procedimento em si é relativamente rápido e indolor. As informações obtidas através dos eletrodos são enviadas para um equipamento chamado eletrocardiógrafo). O aparelho gera um gráfico que serve de leitura para o médico avaliador.

ECG ocupacional

O eletrocardiograma é um exame que tem importância não apenas para a admissão de trabalhadores como para o acompanhamento de suas condições cardiológicas no cargo que ocupa na empresa.

Recomenda-se o exame para trabalhadores que se submetem a situações específicas, como de condutores de veículos motorizados, controladores de máquinas, eletricistas (e que trabalhem com eletricidade) e outras funções que exigem o trabalho em altura.