Redes socias

Audiometria

Audiometria

AUDIOMETRIA:

A audiometria, como sugere o próprio nome, é um exame que identifica problemas relacionados com a audição. Por isso, só pode ser realizado ou por um profissional de fonoaudiologia (o que é o mais comum) ou por um otorrinolaringologista. As informações provenientes do resultado do exame são capazes de dizer se o paciente sofre de perda auditiva e se há a necessidade de indicar o uso de um aparelho apropriado para compensar esse déficit.

Existem dois procedimentos diferentes de audiometria. O primeiro, chamado de audiometria tonal, busca mensurar a capacidade auditiva do paciente por meio de tons produzidos em diferentes frequências, que variam de 125 a 8000 hertz (hz). O segundo é chamado de audiometria vocal, e recebe este nome porque se baseia na capacidade do paciente de perceber a voz humana, a partir da produção natural pelo próprio especialista.

O procedimento é feito numa cabine apropriada, visível ao examinador, com isolamento de ruídos externos que possam comprometer o exame. Essas condições exigem, portanto, uma participação ativa por parte da pessoa examinada. Após a produção de um som, o paciente ergue a mão para sinalizar que captou o sinal emitido.

Audiometria ocupacional

No caso do exame laboral, a audiometria é importante para identificar eventuais alterações auditivas em trabalhadores expostos constantemente a ruídos. Essa exposição pode comprometer parcial ou até totalmente a audição do paciente, provocando desde um zumbido constante até a surdez súbita.

O diagnóstico feito a partir da audiometria pode indicar a adoção de mecanismos individuais e coletivos para evitar problemas auditivos recorrentes num certo ambiente de trabalho.